Concurso VIDEO LEGAL

Publicado em: janeiro 21, 2014

video legal

O Concurso Video Legal é uma competição para estudantes dos CIL do Distrito Federal, exclusivamente, com o intuito de criar vídeos cujo tema é o combate à pirataria e promover a propriedade intelectual no Brasil.

As inscrições das equipes começarão em 17 de fevereiro de 2014.

Os prêmios são desde diplomas de mérito, troféus e brindes até uma viagem a São Paulo.

Assita ao video abaixo:

ESCLARECIMENTOS:

1. Não há limite de equipes por CIL na primeira fase. Entendendo primeira fase seleção interna em cada CIL.

Entrega do vídeo: até 10/4/2014

Seleção do Vídeo:  11/4/2014

Resultado final:12/4/2014

2. Cada CIL poderá levar até 3 equipes para concorrer à segunda fase. Entendendo segunda fase como 0 concurso propriamente dito em Brasilia. Os videos serão analisados pela equipe do Projeto Escola Legal e pela Amcham.

Entrega do Vídeo:  até 02/5/2014

Análise dos vídeos: 16/5/2014

Resultado final:06/6/2014

3. O DF será representado no concurso em SP pelo vídeo de um doa CIL. A cerimônia de premiação em Sao Paulo será em agosto /2014.

REGULAMENTO:

Regulamento Geral do Concurso “Vídeo Legal – Brasilia”

Através do Projeto Escola Legal, a Câmara Americana de Comércio (Amcham), a Embaixada dos  EUA em Brasilia, e os Centros Interescolares de Línguas do Distrito Federal (CILs-DF), com o apoio de patrocinadores e parceiros, promovem conjuntamente, o concurso “Vídeo Legal – Brasilia”, no qual alunos de centros de CILs, no ensino fundamental e médio, criarão vídeos contra a pirataria. Até 24  vídeos finalistas serão anunciados e exibidos através do Portal do Projeto Escola Legal e os estudantes
desses grupos serão convidados a participar de uma cerimônia de premiação, que ocorrerá no mês de Agosto de 2014. Os estudantes que produzirem os vídeos semi-finalistas e seus respectivos professores (um (1) por grupo), assim como suas respectivas escolas, receberão um prêmio. A melhor equipe (entre 4 e 7 alunos e um (1) professor) receberá uma viagem para São Paulo para visitar e conhecer projetos inovadores de renomadas indústrias de tecnologia e inovação.
Seguem detalhadas abaixo, as regras para este concurso:
Requisitos de seleção dos vídeos
1. Cada grupo deve criar um vídeo com duração de 01:50 a 04:10 minutos, sem exceções.
2. Cada grupo deve ter no mínimo 04 e no máximo 07 estudantes e um professor máximo envolvidos na produção dos vídeos. Os alunos poderão participar do concurso desde que estejam devidamente matriculados nos níveis participantes. ( apenas Ensino Fundamental e Médio)

3. Cada centro poderá formar quantos grupos desejar.

4. Os vídeos devem mostrar por que a pirataria é ilegal, antiética, prejudicial e, também, como podemos mudar essa situação propondo soluções. Os alunos poderão utilizar as informações contidas nos materiais disponibilizados no site do Projeto Escola Legal (www.projetoescolalegal.org.br) ou fruto de pesquisa do próprio centro.
5. Os vídeos devem ser originais e podem envolver música, dança, poesia, animação, documentário ou qualquer meio criativo de expressar idéias.
5.1. Os vídeos classificados como animação, devem enviar, obrigatoriamente, um “making of” dos alunos produzindo o filme, apenas para fins de registro.
5.2. A infração a quaisquer direitos autorais implicará na desclassificação do vídeo.
6. Cada grupo deve dar um título a seu vídeo.
7. O video tem que ser entendido em português ou inglês.
8. É OBRIGATÓRIO que no INÍCIO de cada vídeo conste claramente O NOME DO CIL e o TÍTULO DO
VÍDEO. O NOME COMPLETO DOS ALUNOS PARTICIPANTES também é OBRIGATÓRIO e pode ser
incluído no início ou no final do vídeo, a critério do grupo.
8.1. Caso o vídeo enviado não cumpra os requisitos do item “8”, ele será automaticamente
desclassificado do concurso.

9. Os professores e o CIL deverão determinar quais alunos e quantos grupos poderão participar do
concurso – levando-se em consideração o número máximo estipulado no item 2; bem como
identificar e informar aos organizadores quais são.

10. Quando as versões finais dos vídeos forem entregues para a Equipe do Programa Vídeo Legal, será também OBRIGATÓRIA A ENTREGA de TODAS AS FICHAS CADASTRAIS DOS ALUNOS participantes devidamente PREENCHIDAS, bem como a do centro, além dos Termos de
Autorização de Uso de Imagem.
11. Os vídeos devem ser produtos finais. Os alunos podem usar o software de edição da câmera de vídeo digital – “Câmera”, ou software que melhor se adapte à escola.
12. Os vídeos devem ser enviados ao YouTube no modo ‘não-listado’. Mais informações em: https://support.google.com/youtube/answer/157177?hl=pt-BR
13. Vídeos com qualquer tipo de conteúdo inadequado ou ofensivo serão desqualificados. Caberá aos professores e aos organizadores julgar que tipo de conteúdo é considerado inadequado.
14. O NÃO CUMPRIMENTO DE QUALQUER REQUISITO DE SELEÇÃO DOS VÍDEOS CITADOS ACIMA
IMPLICARÁ NA DESCLASSIFICAÇÃO DO VÍDEO.

Formato do Concurso
1. Serão selecionadas para participar do Concurso Vídeo Legal-Brasilia, 08 centros pertencentes à rede de CILS no Distrito Federal.
2. Os centros poderão submeter, no máximo, 03 vídeos como semi-finalistas por um processo interno.
3. Representantes da Amcham e das instituições parceiras do programa assistirão aos vídeos classificados e farão a seleção dos melhores de cada centro levando em conta, principalmente, o conteúdo apresentado e a criatividade.

4. Dentre todos os vídeos submetidos pelos centros, serão selecionados o primeiro, segundo e terceiro lugares. Os alunos integrantes dos grupos que produziram vídeos semi-finalistas de cada centro serão convidados para participar da cerimônia de premiação, a ser realizada no mês de Agosto de 2014. O grupo vencedor também receberá uma viagem para São Paulo para
conhecer projetos inovadores de renomadas indústrias de tecnologia e inovação.
5. Os vídeos finais deverão ser enviados ao YouTube no modo ‘não-listado’. Os links com os vídeos devem ser enviados ao endereço projetoescolalegal@amchambrasil.com.br até às 23h59min de dois (2) de maio de 2014.

Material para o Concurso
1. Cada centro receberá dos organizadores uma (01) Câmera (câmera de vídeo digital) emprestada, com a qual devem ser criados os vídeos para o concurso.
2. A distribuição dos equipamentos e documentos relacionados será realizada por representantes da Embaixada dos Estados Unidos durante o mês Fevereiro de 2014 e a apresentação geral do Concurso, através do edital, será feita pela equipe do Programa Vídeo Legal.
2.1. O cronograma de entrega dos materiais e documentos para as escolas inscritas será informado posteriormente por telefone e por e-mail.
3. Cada centro será responsável por devolver a Câmera, em bom estado, no final do concurso para a Embaixada dos EUA. Serão fornecidos contratos e listas de controle para formalizar o empréstimo e suas condições, para cada escola participante, bem como o termo de autorização para uso de
imagem, voz e propriedade intelectual.

3.1. A entrega das câmeras, documentos e vídeos finais pelos centros deverá ser feita para a Embaixada de acordo com cronograma específico a ser informado posteriormente por telefone e por email.
4. Os alunos deverão ser supervisionados por um adulto sempre que estiverem usando a Câmera fornecida pelos organizadores.

Critérios de avaliação dos vídeos
O concurso contará com 03 fases de seleção dos vídeos. São elas:
1ª Fase: Seleção interna de 03 semi-finalistas por cada CIL.
2ª Fase: Será realizada pela equipe do Projeto Escola Legal (PEL) e da AmCham, com o objetivo de verificar se os vídeos enviados estão de acordo com os requisitos de seleção dispostos no regulamento.
3ª Fase: Os semi-finalistas na 1ª fase de cada centro serão avaliados por um 2º grupo de jurados. E, dentre estes finalistas, o segundo júri irá definir a 1º, 2º e 3ª colocações.
 Os critérios de avaliação dos vídeos constam no Anexo I deste regulamento.

Divulgação dos resultados
1. Toda a divulgação de informações sobre o Concurso será feita através do Portal do Projeto Escola Legal (www.projetoescolalegal.org.br).
2. A divulgação dos melhores vídeos será feita no mês de Agosto.
3. Os vídeos finalistas serão postados no Canal do PEL no YouTube
(www.youtube.com.br/projetoescolalegal) e nos canais de mídia da Embaixada dos EUA.

Cronograma
1. 21/10/2013 – Reunião entre e os coordenadores do programa de CILs.
2. 1/11/2013 – Treinamento coordenado por um representante da AmCham Brazil de São Paulo para os coordenadores do programa de cada CIL.
3. 2-6/12/2013 – Pré-lançamento de “Vídeo Legal” por email para os estudantes dos CILs.
4. 10-12/2/2014 – Entrega das câmeras e demais documentos, incluindo o questionário, para a produção dos vídeos, serão distribuídos para os CILs.
5. 13/2/2014 – Lançamento oficial do Concurso “Vídeo Legal.”
6. 13/2/2014 até 2/5/2014 – Os alunos terão cerca de 03 meses para planejar, criar, filmar e editar os vídeos.
7. 2/5/2014 – As escolas deverão devolver a Câmera, enviar os vídeos produzidos e entregar os documentos assinados à Embaixada.

9. 6/6/2014 – Um painel de seleção da AmCham e outros profissionais selecionarão os 03 finalistas.
10. 8/2014 – Cerimônia de premiação em Brasilia para todos os alunos integrantes dos grupos que produziram os vídeos semi-finalistas, onde será anunciado o vencedor, o segundo e terceiro lugares.
11. 8/2014 – A equipe vencedora viajará para São Paulo para encontrar com as equipes vencedoras de São Paulo para as visitas em empresas de tecnologia e inovação.

Divulgação dos resultados
1. Toda a divulgação de informações sobre o Concurso será feita através do Portal do Projeto Escola Legal (www.projetoescolalegal.org.br).
2. A divulgação dos melhores vídeos será feita no mês de Agosto.
3. Os vídeos finalistas serão postados no Canal do PEL no YouTube
(www.youtube.com.br/projetoescolalegal) e nos canais de mídia da Embaixada dos EUA.

Premiação
1. Os alunos integrantes dos grupos semi-finalistas que produziram os vídeos de cada um dos 08 centros participarão da cerimônia de premiação. Durante esta cerimônia, a ser realizada no mês de agosto de 2014, os 03 vídeos finalistas serão anunciados.
2. Os alunos e um professor do grupo vencedor ganharão uma viagem para São Paulo.
3. A premiação do segundo e terceiro lugares será definida e informada ao longo da execução do Concurso Vídeo Legal.

Dúvidas e Informações
Em caso de dúvidas, a Equipe do Programa Vídeo Legal estará disponível para prestar qualquer informação referente às regras, execução e desenvolvimento do Concurso Vídeo Legal-Brasília. O contato poderá ser feito através dos seguintes canais:

 projetoescolalegal@amchambrasil.com.br
 Website: (www.projetoescolalegal.org.br) – Espaço “Fale Conosco”, do Portal.

ANEXO I – pegue com a coordenação do Concurso de sua escola.